domingo, 2 de setembro de 2012

O veleiro MIR

 
Em Julho não pude estar na magnífica parada naval de Lisboa (já estive noutras! :-)), com os mais belos veleiros do Mundo, e eis que ontem um deles veio ter comigo no rio Ems, saindo de Emden para o mar...
O navio" MIR" (que significa "paz" em russo) é um dos maiores veleiros do Mundo e também dos mais rápidos, com uma velocidade de 19.4 nós.
Não vos vou maçar com informações que podem ser obtidas aqui gratuitamente:
 
 
À fotografia seguinte chamar-lhe-ei a fotografia dos superlativos.
Não só pelo veleiro majestoso mas porque o consegui "juntar" a outro gigante, lá atrás, um dos geradores eólicos maiores e mais potentes da actualidade, o Enercon E-126.
O que se vê na foto, logo à esquerda do navio, foi dos primeiros protótipos a ser montados, pois a firma-mãe é de Aurich, nesta região da Frísia de Leste.
O Enercon E-126 já não  é actualmente o aerogerador mais alto (altura total de 198 m) mas ainda é o mais potente (com uma potência de 7.5MW).

 
 Rumando a Norte onde, pelo céu, ventos fortes o esperam...
 
Pela informação obtida no sítio oficial do navio, irá fazer uma tirada até Warnemunde (perto de Rostock), no Mar Báltico.
A pouco e pouco regressará a casa em São Petersburgo, (mas apenas em Outubro), depois de uma viagem que iniciou em 25 de Abril deste ano.

1 comentário:

  1. Já as tinha comentado no Flickr, mas nunca é demais confirmar que as imagens da "Paz" ficaram excelentes.

    ResponderEliminar