terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma "bebedeira de cores"!


(clicar para ver introdução)

"In Farbenrausch - Munch, Matisse und die Expressionisten", está no Museu Folkwang, em Essen, até 13 de Janeiro.
A tradução à letra de "In Farbenrausch" pode ser "numa bebedeira de cores", ou se preferirmos um termo mais contemplativo talvez "num êxtase de cores".
O título diz quase tudo o que é preciso saber para lá ir :-) Mas depois de o professor de história de arte ter referido que tinha ido visitar esta exposição, e também porque o tema do semestre é o expressionismo, a decisão foi fácil. E valeu a pena!
A exposição tem como tema central o aparecimento do "fauvinismo" e o desenvolvimento do expressionismo entre 1905 e 1911. Além de algumas esculturas, são apresentados cerca de 140 quadros, muitos da colecção do Museu Folkwang, mas também de  outras instituições: Henri Matisse, André Derain, Maurice de Vlaminck, assim com o norueguês Edvard Munch e os jovens expressionistas alemães e russos, Ernst Ludwig Kirchner, Erich Heckel, Alexej von Jawlensky, Kandinsky, Franz Marc e Gabriele Münter. Também não faltam obras de Van Gogh e Gauguin, cujos trabalhos inspiraram os artistas da nova corrente "Brücke", nascida em Dresden.

Sorry, no photos :-(
Quem desejar saber mais pode consultar o sítio oficial da esposição aqui:
 
Ou ver este filme (falado em alemão mas que mostra muitos quadros)
 

2 comentários:

  1. Gosto muito do renomado Museu Folkwang, que abriga uma importante colecção de arte moderna e contemporânea.

    É difícil acreditar que este museu fosse construído por exactamente 55 milhões de euros, doados pela Fundação Alfried Krupp von Buhlen und Halbach, ou, mais precisamente, pelo seu presidente, Berthold Beitz.

    A Exposição Im Farbenrausch – Munch, Matisse und die Expressionisten não quero de maneira nenhuma perder, mas ainda tenho tempo até Janeiro de 2013.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita e pelo comentário, Teresa.
    Ainda tem tempo e como está perto do museu vai ser fácil ir até lá :-)

    ResponderEliminar