segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A nostalgia da máquina vapor


Há 2 anos estive no Museu Ferroviário de Bruchhausen-Vilsen, numa região a sul de Bremen (ver link no fim).
Impressionou-me como um grupo de simpatizantes voluntários recuperam as antigas carruagens e as locomotivas a vapor. Nas férias alguns pais e filhos dedicam o seu tempo à paixão pelos comboios, tudo é feito de modo a deixar as máquinas o mais possível como eram na sua forma original.
O museu vive exclusivamente de doações, a entrada é gratuita.
No Verão, aos fins-de-semana, e em algumas datas especiais ao longo do ano, podemos  viajar à moda antiga, num comboio secular, puxado por uma locomotiva a vapor.
Só há uma classe, a 3a classe, chamada em alemão "Holzklasse" (Holz significa madeira), expressão que ainda hoje é popular até para as viagens de avião de baixo-custo :-)
(Ver  também antigo postal aqui)
Diria que há dois anos, quando lá fui, a viagem ficou marcada, adiada apenas, até porque a ida de carro até lá são quase 2 horas, mas tinha que ser, já o tinha marcado no meu destino :-)
O cenário é perfeito. Carruagens e locomotiva, com quase 100 anos, tudo impecável, a brilhar tanto que até é difícil fotografar por causa dos reflexos, e pessoal, fardado à moda antiga.
Até os bilhetes! Só podiam ser daqueles bilhetes de cartão pequenos e que depois eram perfurados ... pelo "pica". Vêm aí o "pica"! Era a expressão que me lembro de usarmos na nossa adolescência quando vinha o revisor para verificar os bilhetes. 
O trajecto, feito em duas partes de 45 minutos, tem várias paragens. A paisagem é bonita, sendo uma parte através de uma floresta da região, depois o comboio segue ao lado de uma estrada, e a paisagem é rural com algumas quintas.
Por umas horas, viajamos no tempo!
A viagem de ida e volta custou 9 Euros por pessoa.
Só posso recomendar :-)
 
Antigo postal sobre o museu ferroviário:
http://postaisalemanha.blogspot.de/2011/05/museu-ferroviario-de-bruchhausen-vilsen.html








Chamo a vossa atenção para o aviso da fotografia do canto superior esquerdo "Nicht in den Wagen Spucken", que traduzido significa "Não cuspir na carruagem". O próprio aviso é uma viagem no tempo, é coisa de uma época distante, que nos faz lembrar a evolução de uma espécie em que infelizmente alguns exemplares ainda teimam em não assimilar a evolução humana ...
Achei um pormenor fantástico manterem este aviso original na carruagem :-)
As carruagens acabam por ser elas próprias um museu, com muitos quadros com fotografias antigas relacionadas com o comboio. Existe informação descritiva das carruagens, podem ver-se os anos de construção original, uma de 1906, outra de 1911, a locomotiva de 1927, mas existem no museu outras locomotivas a vapor antigas e que funcionam.
Ainda na foto anterior, no canto superior direito, pode ver-se um suporte para bagagem em madeira.
Nas fotos inferiores mostro alguns pormenores de uma estação, WCs e tabuleta informativa de horários, tudo foi mantido à moda antiga.


Um pormenor que mostra a via (ou bitola) mais estreita nas distância entre carris para este comboio.



 

2 comentários:

  1. Um passeio que gostaria de dar. Gosto da forma como os alemaes preservam a sua historia, o seu patrimonio.

    ResponderEliminar
  2. A carruagem está lindíssima a brilhar!
    xx

    ResponderEliminar