sábado, 19 de abril de 2014

Fogo de Páscoa



Ao anoitecer do Sábado de Páscoa acendem-se um pouco por todo o lado as fogueiras da Páscoa, "Osterfeuer" em alemão.
No ano passado a Páscoa foi branca de neve. Este ano as temperaturas já estão amenas e montei-me na bicicleta para ver se tirava umas fotos.
Este costume de origem saxónica estende-se desde a Suécia, Dinamarca e Alemanha, até mais a sul, à Áustria e Suíça. Também é praticado na região leste da Holanda.
É uma tradição pré-cristã para a qual existem diversas ou possíveis explicações, uma das quais é que os povos saxónicos provavelmente comemoravam por esta altura do ano a vitória da Primavera sobre o Inverno.
A saída teve algumas peripécias. Numa paragem com o chão mais inclinado a bicicleta ficou instável no suporte e caiu saltando uma máquina e objectiva, que felizmente só tiveram arranhões leves. Depois subi a uma pequena colina para fotografar e ao descer escorreguei e caí de costas, sem gravidade, a não ser as mãos que ao chegarem ao chão ficaram cheias de urtigas. Ainda agora que escrevo tenho algum ardor nas mãos :-)
Coisas pequenas para se conseguirem umas fotografias. Como vêem os postais estão de volta :-)

http://postaisalemanha.blogspot.de/2012/04/fogo-da-pascoa.html

3 comentários:

  1. Claro que depois desta quase recriação, na primeira pessoa, do calvário pascal só podiam sair estas fogosas fotografias… diria, de dimensão épica.

    Ainda que o “sacrifício” tivesse valido a pena, espero que já estejas completamente recuperado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não foi fácil mas o trabalho saiu lindo, Feliz Pascoa também para si e família.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Também lhe desejo a continuação de uma Páscoa Feliz para si e toda a família, porque para nós a festa continua, embora eu este ano tenha tido pouca vontade de festejar a Páscoa; nem ao fogo assisti, mas fiquei compensada ao ver as suas excelentes fotografias.

    Agradeço também os parabéns que o Luís me enviou pelo aniversário do "ematejoca". O tempo passa a correr..

    Saudações de Düsseldorf!

    ResponderEliminar