quarta-feira, 15 de abril de 2015

Olhos


Esta semana há o tema fotográfico "Eyes" no 1x.com. 
Por isso nos últimos dias a minha cabeça andou às voltas com algumas ideias; fiz até algumas experiências com retratos antigos que pintei.
Acabei por optar por um trabalho mais fotográfico e menos artístico para o tema do 1x.
Uma fotografia de rua, com uma "estátua viva".
A fotografia ficou o mais pura possível, fiz um "crop" do original, o desfoque do plano de fundo é natural, apenas me esmerei na revelação a P&B, com algum cunho pessoal.
Enquanto pintei e desenhei nunca me atrevi a fazer um auto-retrato (na nova grafia é autorretrato).
Às vezes as coisas acontecem com naturalidade e sem haver uma razão especial para isso.
Ontem, enquanto esperava no dentista, (felizmente para consulta de rotina), desenhei no tablet um auto-retrato sobre uma fotografia, e apliquei-lhe uma das ideias do fim-de-semana, misturando-lhe os olhos da fotografia.


Foi uma surpresa? Então fica mais uma :-)
Quando era criança ouvi alguém dizer que, além das cenouras, também as formigas faziam os olhos bonitos, se ... tomadas com leite!
Obviamente que experimentei e fiquei com olhos bonitos :-)

Encontrei algumas referências a isto de as formigas fazerem ou não olhos bonitos, ou melhor, fazerem bem à visão.
Nada comprova isso. 
A expressão teria mais a ver com o facto de antigamente não se poder desperdiçar comida quando atacada por formigas.
Os pais ou avós diziam que as formigas faziam bem à visão e assim marchava tudo para dentro :-)
Tomar com leite é obviamente a melhor forma (!) porque as formigas têm ácido, o ácido fórmico, que é bastante picante (acreditem que eu já provei :-) e, misturado com leite, que é uma bebida alcalina, o ácido é neutralizado :-)

Nota final: em jeito de Disclaimer, obviamente que não assumo a responsabilidade das vossas experiências e ninguém deverá ingerir ácido fórmico, nem na forma de formigas, (vá lá, uma ou duas para provarem!). 
Depois chamem-me maluco!

6 comentários:

  1. Quem me dera ser capaz de fazer um autorretrato assim ;) Ficou muito interessante com os olhos verdadeiros (já eu, nem com verdadeiros nem falsos).

    Comer formigas? Deus me livre! Uma vez, vi num documentário televisivo sobre gorilas ou chimpanzés, já não me lembro, uma equipa de defensores e estudiosos dos animais que quis fazer a experiência de sobreviver na selva como os símios. Estes comiam formigas, vivas. Os humanos experimentaram e viram-se aflitos, pois os animaizinhos mordiam-lhes a língua, inflingindo-lhes dores bastante fortes.
    As que comeste não estavam vivas, pois não? Afogaste-as no leite? ;)

    ResponderEliminar
  2. Ai, ai, Cristina, dessa pergunta não estava à espera!
    Acho que sou mesmo parecido com os símios, lol :-)

    ResponderEliminar
  3. Em miúda experimentei comer formigas, talvez uma ou duas não fui muito afoita :))) mas lembro-me de que eram picantes!
    A foto está muito interessante e foi uma surpresa.
    xx

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante, sim senhor!! : )

    ResponderEliminar
  5. Bem, talvez as formigas africanas sejam mais agressivas ;-)

    ResponderEliminar
  6. Essa das formigas, seguramente, era mais argumento para não estragar comida que propriamente para embelezar os olhos.

    O auto-retrato ficou muito bem... diria mesmo, como que a sentir aquele "formigueiro miudinho" no consultório do "tira dentes" :-)

    Quanto ao retrato da máscara, esse ficou mesmo um monocromático espectacular!

    Abração!

    ResponderEliminar