terça-feira, 10 de novembro de 2015

Preparando a chegada do Inverno


De há uns anos para cá tive de me habituar a preparar com mais cuidado a chegada do Inverno.
Dentro de casa, é o momento para alterar o horário e os valores do sistema de aquecimento. As janelas já foram todas lavadas pois no Inverno é um bocado complicado fazer isso lá fora.
No jardim, recolhem-se as plantas que não resistem às temperaturas negativas. Temos algumas roseiras em vasos, que costumo guardar (e tapar) na casota das bicicletas.
A vedação do jardim, de pequenos arbustos da família dos ciprestes, também já foi cortada. 
O carro tem de mudar para pneus de Inverno e, se possível, levar alguma protecção contra o sal que é utilizado nas ruas. O recipiente com produto para limpar os vidros tem de ter anti-congelante, etc.
Convém verificar, e ter mais à mão, as pás, vassouras e sal, para quando a neve e o gelo chegarem.
Há também que pensar nos passarinhos que têm um Inverno difícil pela frente.
É costume as pessoas terem casinhas e outros abrigos, com comida, tudo produtos que são vendidos nos supermercados locais.
Este ano comprei dois pequenos "apartamentos" para juntar ao posto de reabastecimento para passarada maior que já mostrei aqui (ver link no fim).



Postal relacionado:
http://postaisalemanha.blogspot.com/2014/11/ajuda-ou-armadilha.html

6 comentários:

  1. São preparativos que não existem em Portugal. Também eu tive de aprender. Mas impressiono as pessoas, quando vou no Inverno a Trás-os-Montes com os meus pneus "especiais". É que lá também há neve e gelo, mas ninguém sabe da existência de pneus de Inverno ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano estamos com pneus multiúsos, que também dão para as temperaturas frias do Inverno :-)

      Eliminar
  2. Aqui esta um homem bem organizado!!!

    Eu estou a meio...
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não devia, porque aí o Inverno costuma chegar primeiro :-)

      Eliminar
  3. Como se costuma dizer, necessidade a quanto obrigas. No entanto esta disciplina de procedimentos, imposta pela natureza, também tem os seus aspectos positivos por obrigar a planear a vida, vacinando as pessoas contra o laxismo. Talvez seja por não termos contratempos desta natureza que a nosso atitude "sulista" viva um pouco do deixa andar... com desfechos nem sempre agradáveis.

    Fico encantado com a tua solidariedade para com os pequenitos... quem sabe não te proporcionarão boas fotografias para dar continuidade a esta graciosa foto-reportagem?

    Bem, acima de tudo, desejos de um inverno tão suave quanto possível, com momentos e ambientes propícios à fotografia :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Yako, Se bem te lembras já mostrei fotos obtidas com estes abrigos. Uns vizinhos tiveram uma casa destas que me proporcionou bons momentos, e no ano passado também fotografei algumas vezes passarinhos que vierem ao nosso jardim.
      O problema é que cada vez há mais gatos pelos jardins aqui à volta e a passarada é esperta!
      Grande abraço :-)

      Eliminar