domingo, 18 de março de 2012

Die Bundesversammlung

Die Bundesversammlung, Convenção ou Assembleia Federal da Alemanha, é um órgão de soberania composto por 620 membros da câmara baixa do Parlamento alemão (Bundestag) e 620 delegados representando os 16 estados da Alemanha.
Este órgão federal reúne-se apenas quando se torna necessário eleger o presidente alemão.
Hoje, foi eleito o novo Presidente, Joachim Gauck, ex-pastor luterano e activista pelos direitos civis na ex-Alemanha Oriental, com 991 dos 1132 votos válidos.

http://www.dw.de/dw/article/0,,15816142,00.html

Actualização em 19-3-2012:
Na página seguinte está um pequeno filme da DW (em inglês) sobre a cerimonónia da eleição. Os alemães são assim: cerimónia simples mas digna, discurso curto e objectivo.


3 comentários:

  1. Acabei de ouvir a noticia ha pouco.
    O eleito e do seu agrado?

    ResponderEliminar
  2. Boa pergunta :-)
    Gauck era o favorito da maioria dos alemães; já era assim quando o anterior presidente Wulff foi eleito, mas como a eleição não é directa acabou por não ser eleito há 2 anos. Acho que agora se fez justiça.
    Quanto a eu gostar ou não isso é o menos importante.
    No entanto julgo que é uma pessoa com carácter forte e muito independente, que fala o que pensa. E isso eu admiro :-)
    Outra coisa que aprecio é que, apesar de ter sido pastor luterano, não o tenho visto misturar religião com política quando fala.
    Vejamos como actua no futuro como presidente.

    ResponderEliminar
  3. Como o Luís diz e muito bem, as pesquisas recentes mostraram que 80% dos alemães consideram Joachim Gauck confiável.
    Uma pesquisa conduzida pelo Infratest também descobriu que dois terços dos alemães acreditam que ele será um presidente "desconfortável" para os partidos do país.

    Eu cá estou confiante, que ele vai ser um bom presidente!

    ResponderEliminar