terça-feira, 27 de março de 2012

Mais orquídeas...


Não sou especialista na matéria mas se a Wikipédia não me enganar chamam-se Phalaenopsis, "Phal" na versão avreviada para os "amigos" botânicos que as tratam por "tu".
O nome tem origem na latinização das palavras gregas: φάλαινα (phálaina), que significa "mariposa" ou "borboleta"; e ωΨις (opsis) que significa "parecido", aludindo à forma das flores de algumas espécies que se assemelham a mariposas em vôo.
A versão da Wiki inglesa diz que provavelmente o nome terá origem no género de borboleta Phalena, atribuído por Linnaeus a um grupo de borboletas grandes.
Clicar "para ler mais" para ver a minha colecção :-)




(Se a imagem ficar em miniatura tente recarregar a página)

4 comentários:

  1. Não só estás um perfeito fotógrafo como também um credenciado comentarista de botânica... quem diria, vindo de um jovem "engenhêro" .
    Para rematar, sintetizas tudo neste soberbo "slide show" que nos apresentas...é obra!
    Sem dúvida que os "frescos" ares da "teutónia" do norte te vêm fazendo cada vez melhor... com o senão de toda a coragem que tem sido necessária para fazer frente às famigeradas às toupeiras :-)
    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Amigo!
    Faz-se o que se pode. Umas cartolinas, luz mais ou menos adequada, espelhos ou outras "invenções" que funcionam como reflectores, "et voilá" :-)
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Luís,
    Em fevereiro do ano passado fui a um festival de orquídeas. Publiquei algumas fotas destas belas flores. Chegou a ver? As fotos não saíram tão boas como estas mas deram para dar uma ideia de como elas podem ser originais nos seus vários formatos.

    ResponderEliminar
  4. Fui ver agora. Não sei porquê mas esse seu post "passou-me" ao lado.
    As orquídeas podem ter os mais variados formatos e aspectos.
    Este tipo, "Phalaenopsis", penso que é uma espécie híbrida com origem na China, é muito usado como planta ornamental nas janelas da região. Normalmente por baixo ficam os aquecedores e acho que estas plantas gostam disso :-)

    ResponderEliminar