domingo, 10 de novembro de 2013

Noite das lanternas


Hoje é a noite das lanternas (Laternentag), também chamado Martinisingen.
O hábito existe noutras regiões e países, embora julgue que na Alemanha é mais característico das regiões do Norte, e em especial daqui, na Frísia de Leste.
Mesmo de noite e com frio, lá vêm as crianças em grupo bater-nos à porta (as mais pequenas são normalmente acompanhadas pelos pais), bem agasalhadas e com as suas lanternas de papel.
Algumas lanternas são feitas à moda antiga com velas, outras são mais modernas, com pilhas e pequenas lâmpadas.
O costume é as crianças baterem à porta e cantarem pequenas canções em memória de Martin Luther (Lutero). Depois como recompensa as pessoas da casa oferecem-lhes guloseimas. Normalmente eles viram as costas e nós metemos nas mochilas as guloseimas :-)
Esta festa que se realiza no dia 10 não tem a ver com a comemoração do dia de S.Martinho. É em honra de Martin Luther, que nasceu no dia 10, e assim se chamou por ter sido baptizado no dia 11, dia de S. Martinho.


Convém estarmos preparados com a devida reserva de guloseimas!

Naturalmente que esta festa religiosa, tal como outras, se sobrepôs a outra tradição mais antiga.
Interessante é referir que uma das possíveis razões da tradição talvez se deva a que por volta desta data, 10 de Novembro, com a chegada do Inverno os trabalhadores sem terra, e que trabalhavam a soldo de outrem, eram normalmente dispensados pelos proprietários das terras. Assim as crianças das famílias mais pobres iam neste dia de casa em casa e pediam esmolas aos mais abastados (normalmente na forma de géneros em comida), que acabava de ser mais uma ajuda para os difíceis meses de frio e sem trabalho do Inverno.
A Wikipedia explica melhor do que eu :-)
http://en.wikipedia.org/wiki/Martinisingen

(Este postal é repetição de outros de anos anteriores, mas os postais infelizmente não têm sido muitos e achei que alguns leitores que ainda não conhecem esta tradição iriam gostar).
 

2 comentários:

  1. É uma tradição muito interessante. Gosto da ideia das lanternas. E as guloseimas que os miúdos receberam tb contentam os pais! : )

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis, Me VOILÁ!!! Estive este tempo todo sem vir aqui porque os teus POSTAIS desapareceram da minha lista, não sei como nem porquê :(
    As lanternas são muito giras e a tradição dos doces é muito parecida com o halloween..
    xx

    ResponderEliminar