terça-feira, 21 de maio de 2013

Os sonhos são para realizar!

 
Andava com a ideia que este ano tinha de ir aos Países Baixos fotografar tulipas, muitas tulipas...
Um local quase obrigatório é o famoso Parque de Keukenhof, a sudoeste de Amesterdão. Mas depois pensei melhor, imaginei as "manadas" de autocarros, cheios de turistas a chegarem e a saírem do parque, e achei que podia transformar a ideia noutra coisa, algo especial, mais ao jeito de um sonho, o sonho de voar por cima das tulipas!
Escolhi outra região de tulipas, a Holanda do Norte, que é a província a noroeste da capital, e também mais perto para a nossa viagem.
Depois de alguma pesquisa e contactos consegui um voo :-)
Assim foi. No dia marcado (há exactamente 2 semanas!) lá estava no aeroporto de Den Helder para me encontrar com o piloto.
O tempo esteve aceitável mas a neblina que pairava à superfície dificultou a qualidade fotográfica. Bem sei que nunca se conseguem ter as condições ideais, especialmente quando se tem que marcar uma coisa destas com semanas de antecedência.
As tulipas este ano, com o Inverno mais demorado, chegaram tarde, muito mais tarde do que é habitual. Muitas vezes no fim de Abril já os campos estão cobertos de flores. Fiquei com a impressão que o auge será talvez por estes dias mais para o fim de Maio, mas posso estar enganado.
O "pássaro" foi um Cessna 172, e o piloto um antigo piloto da marinha holandesa, já reformado, e pela cor branca dos cabelos não enganava que tinha experiência :-)
A experiência fotográfica foi excelente com uma pequena taxa de fotografias inaproveitáveis devido à neblina. Mas, como me disse o piloto, nesta época é frequente ter neblina, até porque com as frequentes regas das plantações há sempre muita humidade à superfície.
Enfim, foi muito mais do que meia hora em que um sonho se tornou realidade, foi uma aventura também. E um regalo para os olhos, com a linda paisagem holandesa, canais, moinhos, pequenas localidades, e muitas flores, mares delas, de todas as cores!, não só tulipas mas também muitos jacintos e outras flores.
A colecção de fotos é grande e foi difícil resumi-la mais. Por isso a apresentação de slides ficou com algumas dezenas de fotografias.
Espero que tenham paciência e que seja do vosso agrado :-)
 
 
Clique para continuar e ver a colecção de slides...
 

(Se o slideshow não aparecer em formato reduzido tente recarregar a página)
(Clique Alt + Enter ou F11 para ecrã inteiro)
 
Se não conseguiu ver o álbum clique aqui:

 
 
 




Caminhos! Só falta o comboio da fotografia anterior :-)

That's all folks! :-)

O percurso do voo assinalado a encarnado
 
Nos próximos postais irão ver as fotos tiradas no solo :-)
 


3 comentários:

  1. Fabuloso! Absolutamente fabuloso!
    Um sonho tornado realidade... e que sonho!

    : )

    ResponderEliminar
  2. E vão duas experiências aéreas de fotografia... pelos vistos é um entusiamo que ganhou asas :-)
    Enfim, estás um verdadeiro marinheiro-voador... no concreto desta experiência, seguramente por contágio do holandês-voador… sobre tulipas :-)
    Fico satisfeito por saber que estás a aproveitar, no melhor sentido do termo, o "motivo" da fotografia para dar asas à emoção... quem disse que isto da fotografia é um Hobbie "chato" :-)
    O resultado final é pura e simplesmente espectacular, com uma qualidade de imagem de meter inveja a muitos profissionais.
    Grande abraço… e continuação de reportagens à “altura” desta.

    ResponderEliminar