terça-feira, 12 de agosto de 2014

Golden Hour


Em fotografia, a hora de ouro (também conhecida como hora mágica) é o período logo após o nascer do sol ou antes do pôr-do-sol, em que a luz do dia é mais vermelha e suave do que quando o sol está mais alto no céu.
Há fotógrafos que só tiram fotografias nas chamadas "horas douradas". E com razão pois as condições de luz são as melhores.
Tirei esta fotografia há alguns dias antes do pôr-do-sol.
O tempo nesse dia esteve instável mas no fim da tarde o sol apareceu e "convidou-nos" a dar um passeio de bicicleta. Sentia-se a humidade, com pequenos borrifos na cara, bem agradáveis :-)
A luz estava tão bonita quando passámos perto do canal que resolvi ir até lá e tirar umas fotografias.
A foto de cima é uma fotografia panorâmica em HDR (High Dynamic Range), na realidade trata-se de uma composição de 9 fotografias, com exposições de luz diferentes.
 
 
Esta é uma foto "natural" de uma única exposição. Dá para ver a diferença especialmente na nuvens e nos reflexos.
 

3 comentários:

  1. Fotos fabulosas! Tb prefiro tirar fotos na parte da tarde... embora as minhas fotografias nao tenham nada a ver com estas! : )

    ResponderEliminar
  2. Está linda, desconhecia esse termo, mas o nascer do sol talvez seja a minha hora preferida....claro que o por do sol é maravilhoso mas a luz do nascer....é fantástica.
    Xx

    ResponderEliminar
  3. Pois é, isto da fotografia é um mundo infindável de possibilidades que varia entre a magia e a feitiçaria, ou seja, entre o instante que os deuses dispõe para ser captado como único e os diferentes momentos que podem ser organizados segundo uma vontade, subjugando os próprios deuses a um querer individual…

    Em meu entender, o fotógrafo deve ser mais mágico, enquanto o artista plástico (pintor, escultor, etc.) mais feiticeiro.

    Creio que em ambos os casos (mago e feiticeiro) a criatividade ficou patente… ainda que a componente “feiticeira” ficasse de molde a “cativar” mais o olhar.

    Enfim, é caso para dizer que esse canal mágico enfeitiça :-)

    ResponderEliminar