domingo, 14 de outubro de 2012

A importância do filtro polarizador

Com filtro polarizador

Num dos comentários às fotografias dos postais anteriores a Papoila dizia que não se notavam "os problemas técnicos" que eu referi :-)
Uns, resolveram-se com contorcionismo no banco de trás da aeronave, de modo a tentar apanhar a melhor posição, e as consequentes dores nas costas nos dias seguintes.
Outros, como a neblina que pairava no ar nesse dia, com algum contraste e correcção dos níveis de luz, mas há coisas que é preciso ter alguma "bagagem" fotográfica (na mochila e nos conhecimentos :-)) que ajudam.
Muita gente sabe o que é um filtro polarizador, muitos até os "trazem" consigo todos os dias nos óculos de sol (quando são de boa qualidade e polarizados), que permite uma passagem da luz de forma selectiva, eliminando por isso reflexos ou brilhos indesejados.
Já prevendo o problema terrível dos reflexos nos vidros optei pela aquisição de um filtro polarizador de boa qualidade. Foi caro mas compensou :-)
(Na realidade já tinha um filtro destes mas não servia nas lentes de maior diâmetro).
Os mais cépticos podem ver a diferença.
A ordem das fotografias foi trocada propositadamente.
As duas fotografias foram tiradas com 8 segundos de diferença entre elas (que foi o tempo para enroscar o filtro e rodá-lo de modo a escolher a melhor posição, com menos reflexos).
Num avião grande com o interior mais escuro este problema até pode não se notar com tanta intensidade, mas numa pequena aeronave com a cabine cheia de luz dá isto:
 
Sem filtro polarizador!


Na Wiki, em castelhano, encontrei um link com boas figuras sobre os filtros polarizadores :-)
 
Claro que estes filtros só se devem usar quando são precisos; como quaisquer outros tipos de filtros :-) . Normalmente não uso filtros para não reduzir a qualidade óptica das objectivas.
No link estão os efeitos mais importantes dos filtros polarizadores (eliminam reflexos e brilhos indesejados, intensificam os azuis do céu, melhoram as cores dos verdes na paisagem, atenuam nebelinas, etc.).
Talvez já tenham recebido na internet aquela dica para usarem óculos de sol quando as condições de visibilidade no carro forem más (nevoeiro ou muita chuva). Nunca experimentei, mas penso que a dica só deverá funcionar se os óculos escuros tiverem um tratamento polarizado.
 
Finalmente uma palavrinha especial sobre a ilha mostrada nas fotos: Baltrum.
 
 
Quando a maré está baixa fica a descoberto uma zona de lodo e areia que permite atravessar a pé, em alguns locais, desde a costa até às ilhas.
Foi aqui que realizei o "milagre de andar no mar", Wattwanderung, que mostrei neste postal:

 

3 comentários:

  1. Em dias de nevoeiro, dizem que as lentes cor de laranja resultem bem.

    ResponderEliminar
  2. Sim, devem resultar bem pois os filtros cor de laranja (e os encarnados) também são bons em fotografia para cortar o nevoeiro.

    ResponderEliminar