quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Christstollen


É época de Natal e, estava eu a tomar uma café com Stollen, lembrei-me de escrever este postal.
Stollen ou Christstollen, o mais conhecido bolo de Natal alemão, é feito com massa tipo pão, frutos secos, cristalizados e maçapão. Depois é coberto com açucar muito fino. Uma delícia!
Foi confeccionado pela primeira vez em 1427  (embora existam referências ainda mais antigas) para a Corte Real da Saxónia.
A tradição da confecção do Christstollen em Dresden é muito antiga, daí que a sua origem seja relacionada com essa cidade.
Hoje em dia esta especialidade já se espalhou pelo Mundo inteiro. Em Portugal costuma haver nos supermercados de origem alemã começado e terminados pela letra L :-)
Existem muitas variedades de Stollen, consoante as regiões, mas a receita básica não se altera muito.
Vi na televisão que há até uns desgraçados de uns técnicos que têm de provar vinte e tal bolos por dia, para poderem certificar se os bolos existentes no mercado merecem a designação original. :-)
 
Aconselho ver o excelente filme em inglês da DW sobre esta especialidade:
 
Mais informações aqui:

8 comentários:

  1. Pela foto faz-me lembrar o Panetonne...será que tem semelhanças?
    O blog já está muito enfeitado, vejo que o espírito de Natal já chegou por aí. muito bem!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro Stollen e for de Dresden então segurem-me :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro Stollen e for de Dresden então segurem-me :)

    ResponderEliminar
  4. Papoila, embora eu já tenha comido Panetonne, foi há muito tempo e as minhas papilas gustativas já não se lembram muito bem :-)
    Mas tenho que admitir que o Panetonne e o Stollen são no mínimos primos.
    O Stollen além das frutas cristalizadas e de muitas passas, leva no meio uma boa dose de maçapão, mas acho que ainda tem outra diferença muito importante: porque passa num processo de fermentação mais rápido, a massa fica menos elástica e mais massudinha ou pesada, é um um bolo com uma consistência que enche depressa.
    :-)

    ResponderEliminar
  5. Helena, concordo consigo, os de Dresden são realmente os melhores mas imagine que noutro dia encontrei e levei para Portugal para oferecer à família alguns Stollen ... frísios :-)

    ResponderEliminar
  6. O panettone não é tão doce como este. Durante anos comprei este bolo numa padaria alemã onde habitualmente compro o pão. Deixei de o comprar. Acho-o muito doce, prefiro o nosso bolo-rei embora possa passar sem ele! Não digo a mesma coisa quanto ao bolo de queijo! : )

    ResponderEliminar