sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Coroa do advento em 3D

 
Em anos anteriores já mostrei aqui alguma tradições do Natal na Alemanha.
O ciclo anual repete-se e por achar desinteressante repetir a mesma conversa vou deixar-vos o link directo para a pesquisa da etiqueta "Natal" nos meus postais:
Assim poderão rever quase tudo o que fui mostrando sobre o Natal.
 
Hoje repito a Coroa do Advento (Adventkranz) mas numa nova experiência fotográfica, em estereograma (na página seguinte), que é a forma mais correcta, em vez de dizer 3D.
Mas para isso proponho que continue a ler o postal e clique para ler mais adiante ...
:-)


Para os que já observaram estereogramas a experiência será fácil de conseguir :-)
Para quem nunca o fez aqui ficam algumas sugestões.
Trata-se de 2 imagens para conseguir uma em que temos a percepção das 3 dimensões.
Utilizam-se normalmente 2 métodos para ver: a visão cruzada e a paralela.
A cruzada consiste em cruzar os olhos de modo a levar as duas imagens a sobreporem-se, criando uma imagem no meio, que nos parece ser a 3 dimensões.
Na paralela os olhos devem tentar olhar no infinito, com direcção paralela. Confesso que neste processo tenho muita dificuldade em observar :-)
Por isso, neste processo, há quem utilize uma folha no meio ou dois canudos (por exemplo de rolos de cozinha ou papel higiénico) de forma a ver cada imagem com um só olho.
Podem tentar, mas se em criança gostavam de cruzar os olhos sugiro a primeira forma, que resulta mais depressa.
Coloquei por cima das fotografias um ponto de referência. Tentem juntar os dois pontos cruzando a vista, e formando um terceiro ponto central. 
Depois de conseguirem ver com nitidez o ponto central, procurem a melhor distância ao ecrã, de modo a não cansar a vista, et voilá... olhando para a imagem debaixo do ponto devem começar a ver a Coroa do Advento em 3 dimensões :-)
Com algum treino consegue-se. Convém aumentar o tamanho da fotografia no browser, com as teclas "Controlo" e "+", de modo a expandi-la para aproveitar o máxima da sua largura no ecrã.
Espero que se divirtam tanto como eu :-)
 

2 comentários:

  1. Ja fui ver. Alguns (poucos) ainda nao tinha visto. Gostei igualmente de rever os que ja conhecia. Como o Natal e lindo na Alemanha! : )

    ResponderEliminar