sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O cão de Obama e as uvas Portugieser

Na secção de vinhos espanhóis... (Ver pormenor mais abaixo)

Noutro dia vi esta notícia na "bíblia do futebol":

Vai daí e lembrei-me desta associação de ideias: 
O  que é que tem o cão de Obama a ver com as uvas Portugieser  (uva portuguesa)?
Na realidade o cão de água português de Obama é tão português como o vinho Portugieser que se vende na Alemanha e Áustria.
Acho que o bicho nem percebe quando alguém lhe diz, "anda" ou "toma", porque apesar da raça ter o nome da origem, nasceu e "foi à escola" no Texas. Há várias décadas que a raça destes cães começou a ser muito popular entre os americanos e já existem muitos criadores por lá.
A bem dizer é "um neto de cães emigrantes portugueses".
A uva portugieser é uma casta utlizada em algumas regiões da Alemanha e Áustria.
Não se tem a certeza mas este tipo de uva pode ter a origem em uvas trazidas de Portugal no séc. XVIII.
O que vos posso garantir é que muitas vezes e infelizmente os vinhos alemães e austríacos com este rótulo estão erradamente nas prateleiras dos supermercados ao lado dos poucos vinhos portugueses que por aqui vão aparecendo.
Digo infelizmente, porque com tantos vinhos bons que há por aqui, o Portugieser tinha logo de ser um dos que eu menos aprecio...

Não serão dos melhores portugueses mas mesmo assim ficam mal na fotografia como espanhóis.

Mais exemplos!

Tenho pena que alguns produtos portugueses de tão boa qualidade, vinho, azeite, azeitonas, etc. não tenham expressão nas exportações para a Europa.
Fico triste quando olho para uma prateleira de um supermercado cheia de azeites da Espanha, Grécia e Itália e nem um português. Percebo que os nossos exportadores tenham outros nichos de mercado mas como português fico triste de esses produtos não terem expressão na Europa (muito menos aqui nesta região).


http://en.wikipedia.org/wiki/Blauer_Portugieser

3 comentários:

  1. Do cão de Obama gosto mesmo muito, já de vinho não gosto, só gosto de cerveja.

    Como a minha cozinha é 100% alemã só compro productos alemães e, quando estou no Porto também só compro os productos portugueses, porque aí já tento cozinhar à maneira portuguesa, embora com pouco sucesso.

    Boa cozinha não é o meu forte, se vivesse sozinha jamais cozinhava.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui e' a mesma coisa (fora das concentracoes portuguesas). Faz parecer que Portugal so' exporta para a sua diaspora e nao ha' iniciativa para penetrar outros mercados.

    ResponderEliminar
  3. Ainda tenho a sorte de ir encontrando alguns bons vinhos portugueses :-)

    ResponderEliminar